segunda-feira, 27 de julho de 2015

Feliz Dia do Orgulho Urso

Existe um grupo dentro da comunidade gay que questiona os padrões de beleza masculina, o estilo de vida e a subcultura predominantes na comunidade gay (e até fora dela). São os Ursos. Eles são a resistência à normas que ditam que a beleza masculina reside apenas em corpos magros/musculosos e lisos (sem pelos).

Existem várias categorias de ursos. A saber:

  • Urso - um homem com barba ou cavanhaque, de peito e corpo peludo e corpulento; frequentemente adulto (ou com a aparência de mais velho).
  • Filhote ou Cub - um jovem (ou com aparência jovem) com alguns (ou todos, excetuando a idade) dos atributos que caracterizam os ursos, ou jovens que gostem de Ursos.
  • Lontra - um homem que é geralmente peludo e possui barba, mas que não é corpulento ou largo (um homem mais próximo do magro). Normalmente tem grande estatura.
  • Behr - São os que não têm algumas das características físicas tradicionais de um Urso mas que se identifica como tal. (Podem ter poucos pêlos ou ter apenas bigode).
  • Bruin ou Muscle Bear - Urso com constituição atlética (corpo volumoso por conta dos músculos), e que pode praticar esportes de contato físico.
  • Koala Bear ou apenas Koala - Urso com o cabelo e pêlo louros.
  • Pocket Bear - Ursos de pequena estatura, geralmente abaixo de 1,70m.
  • Polar Bear ou Urso Polar - Ursos mais velhos que têm o cabelo e pêlo corporal branco ou grisalho.
  • Hirsute - Urso com uma quantidade excepcional de pêlo corporal.
  • Ursófilo, Admirador, Chaser ou Caçador - termos que se referem àqueles que não são ursos, filhotes ou lontras, mas são sexualmente ou emocionalmente atraídos por eles.

Como em toda a comunidade LGBT, existe muita homofobia internalizada também na comunidade ursina e alguns ursos dão muita importância para a aparência hiper-masculina, evitando se aproximar de pessoas que não se encaixem neste estereótipo hiper-masculinizado e tratando-as até mesmo com desdém. Apesar disso, existem muitos ursos "efeminados" e ursos que superaram esta discriminação cruel contra pessoas efeminadas, sendo que alguns inclusive lutam por uma comunidade ursina mais fraterna e inclusiva.

A todos os os Ursos que combatem qualquer tipo de discriminação, fica o meu desejo de Feliz Dia do Orgulho Urso!

13 comentários:

  1. Pronto! Voltei ... fim de férias ...

    sou do tipo q gosta de homens ... sabe como né? ... o tipo não importa ... rs

    ResponderExcluir
  2. Bom, eu so me descobri URSO depois de começar a sair com o Mr. Jay.... é um pena que mesmo na comunidade ursina exista preconceito, especialmente com relação aos efeminados, Era justmente ai que o preconceito deveria ser menor, ja que eles querem ir contra a estetica "padrão" gay não acha?

    ResponderExcluir
  3. Tem dia, é? Sabia não...
    Ursos são meus favoritos, mas (além da homofobia, quando há) essa coisa de comunidade... sei lá: acho que quando se junta um bando de gente "igual", ninguém se destaca. Ver 1 ursão no supermercado é bem diferente de ver 100 numa balada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaahahahahahahaha


      Vc gosta de exclusividade, meuamô! hahahahaha

      Excluir
    2. Ou talvez seja medo de querer me jogar em cima dos 100 ao mesmo tempo!! :-)

      Excluir
    3. Hahahahahahahahahahahahaaha

      Pode ser!!! Hahahahahahahahahahaha

      Excluir
  4. Eu só conhecia o termo 'urso', mas achei legal conhecer esses outros termos, provavelmente eu nunca iria ouvir falar neles se não fosse pelo seu post rss.

    Olha eu geralmente prefiro me relacionar com caras mais afeminados, aparência andróginos, são os que me atraem.

    Mas alguns ursos acho bem sexy.

    ResponderExcluir
  5. Só não entendi porque você usou corpulento e não gordo. Ursos são gordos! A sociedade precisa aceitar isso, meu Deus! Ursos são gordos! E não é gordinho, é gordo de verdade, para você ter uma ideia o Jô Soares é símbolo sexual da comunidade ursina brasileira. Ele é um urso de verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu usaria gordo, mas um amigo meu que é urso, uma vez, me disse que a questão nem sempre é ser gordo, mas apresentar grande massa corporal (seja gordura, músculo, ter uma estrutura corporal grande...). Daí, preferi usar um termo mais neutro pra não descaracterizar a definição de uma comunidade da qual eu não faço parte e parecer que eu estava querendo criar um conceito baseado no meu preconceito...

      Excluir

Related Posts with Thumbnails