quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Sobre o teste do gaydar do "Põe na Roda"

Antes de continuar a ler esse post, veja o vídeo a seguir sobre "gaydar" que o canal "Põe na roda" publicou:



Vídeo visto, vamos às minhas considerações:
1) Meu gaydar NUNCA funcionou e me sinto "absolvido" após ver esse vídeo...
2) Monossexismo manda lembranças: como assim gay OU hetero? Não pode ser bi não? Sério que para a maioria das pessoas só existem duas sexualidades possíveis? Cadê as outras "cores" desse arco-íris? A vida é só preto e branco? Não existem bissexuais, assexuais, demissexuais e afins? Outro dia briguei feio com um amigo que falou que o movimento LGBT brasileiro  tem que se envolver em outras lutas e já pode dispensar as Paradas do Orgulho LGBT, porque já temos visibilidade. Temos quem, cara pálida? A possibilidade de uma pessoa ser bissexual não foi sequer pensada... Quando é que teremos a tal da "visibilidade"? Um movimento em que só gays têm visibilidade é um movimento GGGG, né?
3) A proposta é bacana, porque desconstrói estereótipos (inclusive o da existência do tal "gaydar"). E isso me leva a pensar que hoje temos mais formas de expressão das identidades de gênero e das sexualidades (o que é um bom golpe no machismo e na homofobia). Contudo, ainda há muito o que fazer...

6 comentários:

  1. Excelente o vídeo e o texto. Meu gaydar também nunca foi apurado e pessoalmente, nunca dei muita boa para esses nomes pois a sexualidade humana é algo complexo demais para ser definido.

    Entendo a necessidade que temos de rotular para podermos encaixar as pessoas em grupos e assim facilmente identificá-las mas isso é pura simplesmente uma convenção. Por outro lado, não o rótulo mas o grupo entendo como necessário pois nos dá a sensação de pertencermos, de termos um lugar e de pessoas que entendem e comungam das mesmas coisas que pensamos e sentimos.

    ResponderExcluir
  2. Acho que nem existe isso de gaydar. Lembrei de uma coisa vendo esse seu post e agora tenho certeza que foi com vc seculos atras, eu disse algo do tipo de não existir bi. Eu fui um idiota mesmo, tenho certeza que na época pedi desculpa mas se não, peço desculpas agora.
    Mas a vida me ensinou, uns tempinhos atras pós fechar o blog, gostei de uma ex-amiga, e eu sempre só curti H, me considerava 100% homo, e foi horrível a rejeição dela e os comentários de alguns amigos meus com isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Fabrício... Vc pediu desculpas na época, mas agora elas valem quadruplicado.

      É realmente péssimo receber essa reação negativa toda quando nos declaramos bi. Esse duvidar da existência da bissexualidade dói pq traz implicações reais pára a nossa vida, como a rejeição das pessoas, a falta de políticas públicas pensadas para as nossas especificidades, o sentimento de estar sozinho no mundo (o que pode levar a questionar se não somos "aberrações"...), não ter com quem contar para desabafar sobre nossas dores que são diferentes das que atingem as pessoas monossexuais... Só quem vive, sabe o que é...

      Mas, apesar de sua fala dizendo que bissexuais não existem ter doído em mim na época, sem querer vc me deu dois grandes presentes: a amizade com o Gato Van de Kamp e a sua mudança de opinião, que me faz renovar as esperanças de que o futuro seja melhor para as pessoas bissexuais. A dor não foi nem um milhonésimo próxima do tamanho do bem que vc me fez. Só tenho a agradecer, com toda sinceridade! Seu blog me ajudou a combater um preconceito que eu tinha com música pop e, agora, vc me faz ficar com os olhos marejados ao ler esse seu comentário, tanto por pensar na sua história (e ter empatia pelo seu sofrimento) quanto pela alegria que vc trouxe para a minha vida!!!

      Queria te dar um abraço agora...

      Excluir
  3. Não sei por onde começar, provavelmente farei um post sobre isso em breve por ser um assunto tão amplo.

    Eu tb estou com olhos marejados pois li seu ultimo post, seu comentário aqui e acabei de ler o antigo post do Gato, e vendo os comentários fui de uma ignorância sem tamanhos, fico sem palavras por aquilo não combinar comigo.

    Vc foi bem sensato, educado e dentro da realidade, já eu generalizei e fui extremamente sem educação; agi da mesma forma que agiram contra mim e sinto muito por ter te magoado.
    Não sei em que me encaixo com relação a sexualidade, prefiro hoje em dia não ter um rotulo, mts vezes me acho uma 'aberração', vc acertou na palavra é como me sinto, mas procuro não mais tentar entender porque nasci assim tão complicado.

    Busco não ligar tanto com as opiniões negativas, reconhecer melhor os verdadeiros amigos e procurar a felicidade com quem quer que seja e que me faça feliz.

    E só aproveitando e voltando ao tema gaydar desse post aqui, não acredito que saibam o que sou apenas me olhando, é puro chutometro.

    Fico mesmo feliz por vc ter ficado amigo do Gato de Van de Kamp, sempre gostei do blog dele, espero que ele tb volte a bloggar.

    Musica pop digamos que não tenho escutado tanto assim, eu era fã de Britney kkkkk, tenho preferido um rockzinho, punk rock são bem melhores nas melodias.

    um grande abraço mesmo que distante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menino, não precisa de pedir desculpas eternamente: já passou!!! =]

      Se acertei, em parte, a forma como vc se sente é pq vivemos realidades semelhantes... Tamo junto!

      Um grande abraço, meu querido! =]

      Excluir

Related Posts with Thumbnails