terça-feira, 18 de outubro de 2011

O que é ser gay?

O texto abaixo é uma resposta a um artigo escrito pelo Foxx em sua coluna do blog "Mundo Bafão". Pra ver o texto original na íntegra, clique aqui.

Segue a minha resposta ao texto do Sr. Raposa:

Discordo completamente de vc, Foxx!!! Eu acredito que sua abordagem é que é simplista demais.

Ser gay não é meramente uma identidade que o indivíduo assume para si e pronto! Pensando assim, seria possível imaginar que heterossexuais poderiam ser gays se eles assim o desejassem, assim como um francês pode querer se naturalizar brasileiro. Além do contrário também: um gay poderia deixar de sê-lo assim como um brasileiro pode naturalizar-se canadense.

Seguindo seu raciocínio, um negro poderia considerar-se branco porque não se identifica com a cultura negra. E eu pergunto: ele deixaria de ser negro por isso? Sua cor de pele mudaria? Sua ascendência seria alterada? A cultura e o contexto social a que ele foi submetido desapareceriam? Ele deixaria de ser vítima de preconceito racial voltado contra os negros?

Se a questão é definir o rótulo do que é ser gay, digo que com certeza é mais que uma questão meramente de identidade. Ela passa também por um componente biológico, por um psicológico, por uma dimensão histórica, por uma influência social e talvez por outros componentes que nós não temos percepção de que estejam envolvidos nesta questão. Não vou me delongar nisso porque seria preciso um espaço bem maior, mas ignorar todos os outros componentes e eleger a identidade como o único ou como o principal e determinante é de uma análise rasa sem igual. Aliás, tentar fixar as pessoas nesses rótulos já é querer simplificar demais a complexidade humana.

Mas vamos pensar agora no que você diz: "Se o ato sexual define que alguém é gay estas pessoas [falando dos HSH e MSM] estão simplesmente mentindo, se enganando, no armário? Os gays são tão poderosos assim que decidem que ou alguém é hétero, e nunca tem contato com o mesmo sexo; ou é gay, e nunca terá contato com o sexo oposto?"

Quando a gente fala em aceitação ou não da própria sexualidade, fica mais que claro que podem existir sim gays que não se enxergam como tal, da mesma forma que o francês naturalizado brasileiro não deixou de ter nascido na França. Ou o negro do exemplo acima que não deixou de ser negro para o mundo. Não são os gays que tem o poder de decidir quem é hetero, quem é homo, quem é bi (não se esqueça que não existem apenas as manifestações extremistas da sexualidade!) e quem é assexuado. E nem a própria pessoa tem esse poder também. A definição desse rótulo é um processo dialético em que ambas as partes têm influência.

Pensar que é tudo uma mera questão de adotar uma identidade significa dizer que os gays só o são porque querem ser assim e escolheram essa identidade pra si. E eu sei, por ouvir relatos e por ter vivido uma experiência do tipo, que tem gente que luta ferozmente contra os próprios impulsos tentando não ser gay e que, quando decidem se aceitar-se como são, se sentem mais leves de não ter que negar para si mesmos a realidade.

Realmente a pessoa não é somente o que ela faz, mas a definição de si mesmo passa sim pelo que a pessoa manifesta. Um troglodita que agride as pessoas e usa da barbaridade como norma condutora de sua vida pode até não se considerar como tal e pensar ser carinhoso. Mas as ações dele não podem ser ignoradas na composição da própria autodefinição.

Também não quero dizer com isso que é apenas o ato sexual que define tudo. Nem somente a manifestação emocional. Nem nenhum dos aspectos de forma isolada. Se apenas a relação sexual definisse o que o cara é ou deixa de ser entraríamos num impasse. Se o cara teve uma experiência homossexual e o restante delas foi de caráter heterossexual, o cara tem o rótulo de bissexual? Eu acredito, assim como Kinsey argumenta, que a sexualidade é um espectro bem mais complexo que essas definições simplistas (homo, hetero, bi e assexuado) e que não é constante ao longo do tempo. É claro que esse tipo de classificação também gera um problema: quantas exeperiências sexuais são necessárias para mudar a classificação entre as categorias "eventualmente" para "frequentemente"? Quando essa ideia é transposta num contexto da grade de orientação sexual de Klein, eu acredito que se consegue dar uma dimensão mais precisa da sexualidade do que as simplificações grosseiras comumente usadas, apesar de também refletir a limitação de tentar enquadrar algo que é tão diversos em rótulos estanques.

Para não tornar o assunto tão complexo e resumir a discussão, digo que concordo com Caio F. Abreu quando ele diz que "Existe sexualidade – voltada para um objeto qualquer de desejo. Que pode ou não ter genitália igual, e isso é detalhe". E completo: tentar classificar o que a rigor não cabe dentro de etiquetas tão engessadas é que dá tanta dor de cabeça para as pessoas e, no fim, não leva a nada.

PS: já postei esse vídeo no fim de outro post, mas ele vem a calhar aqui também, afinal falamos de diversidade:

8 comentários:

  1. eita...
    post pra mim?
    então vamos a tréplica:

    1) "meramente identidade".
    a definição de identidade inclui o elemento psicológico, histórico e a influencia social, qndo penso em identidade, estou reunindo sobre essa palavra todos esses elementos, então, reconhecer uma identidade em si é reconhecer a presença de um elemento psicológico (no caso, se interessar por homem), mais um componente histórico (homens q se interessam por homens são homossexuais), mais um componente social (homens que são homossexuais se relacionam exclusivamente com outros homens).

    2. "fixar em rótulos"
    no texto o q eu qria dizer era exatamente q o rótulo "gay" naum funciona para inúmeras outras experiencias homoeróticas em toda a história da humanidade, que é muito mais do que a relação sexual que pode definir alguém, porque essas pessoas são muito mais complexas.

    3. HSH.
    Homens que fazem sexo com homens não se consideram nem gays nem bissexuais, eles se consideram HETEROSSEXUAIS. Elas adotam essa identidade.

    4. pra resumir: pra mim a identidade é sim o que separa o hetero do homo, não q exista uma única identidade entre os gays, que todo gay seja exatamente igual, mas ao ASSUMIR-SE o que é que alguém está assumindo se não é exatamente uma identidade gay seja ela qual for?

    ResponderExcluir
  2. * Bah, Foxx!!! Vc ignorou meus argumentos e falou de novo sobre os seus...

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  3. "Esse texto contém um pouco da minha opinião sobre os tais HSM e foi originalmente postado no blog DPNN, por isso pode parecer um pouco fora de contexto já que estou com preguiça de reescrever tudo."

    Ainda mantenho a opinião de que "héteros" que transam com homens não são héteros, mas em sua maioria bissexuais que preferem mulheres e que se definem assim por razões óbvias.

    Acho massa não se prender a rótulos, mas se for para usá-los que usem os adequados.

    Certa vez um blogueiro (estrangeiro, antes que pensem que estou dando indireta a alguém) fez uma postagem indignado com o fato de ter percebido que um desses atores pornográficos gay-for-pay na verdade era gay mesmo, e ao descobririr isso deletou todo o material desse ator do seu computador.

    O que quero dizer é que essa fantasia em relação a um homem heterossexual é algo construído na cabeça de um gay que possui essa fantasia.Contando que esse gay não saiba que o machão que ele seduziu arranjou um amante fixo, ou até mesmo saiu do armário e arranjou um namorado tá tudo certo, caso contrário seu mundo cai.

    Acho que um indício disso é observar que a maior insistência em classificar tais homens como "héteros" parte dos próprios gays, é claro, caso contrário a fantasia não se concretizaria já que esta se baseia no encontro com "um homem de verdade" não um bissexual.

    Alías acho curioso o fato de os bissexuais serem tão desacreditados no meio gay,enquanto quando se fala em héteros (que por definição se relacionam com o sexo oposto) transando com homossexuais é a coisa mais natural do mundo.Vai entender...

    *O que eu gostaria de frisar em meu texto em relação ao seu é que acho a existência de termos como hsm, e desses homens se considerarem e serem considerados por muitos como heterossexuais se deve ao fato de vivermos em uma sociedade heteronormativa onde o rótulo "heterossexual" possui um status superior.Por isso eles aproveitam o "bônus" do sexo não-heterossexual e se livram do "ônus", o estigma, o preconceito, que eles teriam contra eles mesmos se abandonassem tal rótulo.E por isso também muitos gays que transam com esses homens também o classificam assim, justamente para massagear o seu ego por terem transado com um cara de status superior"

    Acabei escrevendo mais ainda...ah agora vai assim mesmo pq estou com sono, espero que entenda.

    ResponderExcluir
  4. * Opa, Anônimo. Com um pouco de esforço pra fazer as conexões com o que eu disse no meu texto-resposta, dá pra entender sim.

    A questão central, todavia, não é escolher qual o rótulo mais adequado ou porque as pessoas escolhem tal rótulo.

    O que eu discuto é se a questão de ser gay ou não passa apenas pelo "querer ser algo" ou "se considerar algo".

    Na minha humilde opinião, "querer ser algo" não é necessariamente "ser algo" e, na mesma medida, "não querer ser algo" também não faz a pessoa deixar de sê-lo.

    Portanto a questão de identidade, ao meu ver, é insuficiente para definir o que é ser gay.

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  5. Vcs sabem que eu tomei uma certa izia da academia por uma questão muito simples.. As pessoas que de fato admiro e dizem coisas super-pertinentes e válidas, dão tantos rodeios nas suas elocobrações que acabam não chegando a lugar nenhum e ai quem acaba ditando tudo são as mais curtas mesmo... Sei lá, pensei em caçar um meio termo....
    Bem.. Devo dizer que acho q meu pensamento tah mais próximo do Rei Leão do que da raposa, mas só acho mesmo, vou me colocar ai depois vcs me dizem pra onde to mais inclinado... rsss
    Cara no final do texto questiona se alguém que teve uma única experiência com uma pessoa do mesmo sexo poderia ser considerada bissexual e na sequencia da a sua opinião junto com a de Kinsey, que vai contra a da Rosangela Justino, que deve ser diferente da do Foxx, e da do Bolsonaro, e a do Jean Willis e no fim da historia eu me pergunto quem que define o que???? Quem dita??? Quem está devidamente habilitado pra poder dizer que “A” “B” ou “C” é homo, hetero, bi ou sei lá o que?????
    E ai a gente teria de entrar numa discussão mais ampla sobre o que é “ser”, daí passaríamos a vida discutindo, discordando, concordando e acima de tudo circulando....
    A pergunta principal pra mim não é “o que ele é?”, mas sim “pra que vc quer saber o que ele é?” Certa vez numa entrevista a jornalista perguntou a Sonia Braga se ela era Bissexual e ela disse que não responderia a pergunta por que a resposta não tem nenhuma outra utilidade que não seja gerar rótulo e fomentar preconceitos... Eu adorei... Naturalmente a Sônia não veria grandes problemas em lidar com seus direcionamentos afetivos qdo está flertando, pk existe um contexto, mas a repórter... Bem... Ela queria era polêmica mesmo... Desnecessário...
    Apesar de concordar com a postura da Sônia com relação à resposta tb poderia passar horas falando do outro lado da moeda que está ligada a importância de demarcarmos território e da necessidade de ícones da mídia estarem expondo suas sexualidades, bem como de nós mesmos estarmos desmistificando isso e assumindo com naturalidade nos mais diversos espaços... E ai podia levar a vida falando muita coisa e fazendo muitas considerações sobre muito vieses... Mas pensando em sociedade e em conquistas de direitos precisamos ser práticos, simplistas e ter critérios palpáveis...
    E ai funciona da seguinte forma: Não interessa em qual nível da aceitação da sua sexualidade vc está, se vc ouve Britney spears ou Roberta Miranda, se é cabeleireiro ou caminhoneiro, se eu, o foxx ou o cara comum te consideramos gay, hetero ou qq coisa... Se vc tiver tido relação sexual em “x” tempo com alguém do mesmo sexo vc n pode ser um doador de sangue, a menos que minta vc estará sendo discriminado... E no dia em que as pessoas que se entendem como gays e lutam por essa causa conseguirem fazer com que essa realidade mude, vc tb será contemplado.. E é isso.. Sem mais rodeios é isso!!!! Pelo menos sob essa perspectiva Homossexual é quem tem relações sexuais com pessoas do mesmo sexo e ponto.

    ResponderExcluir
  6. * Nossa Gato Van de Kamp, super concordo!! Aliás, deu vontade de editar o post e colocar a sua opinião como uma síntese das consequências do que penso...

    Como eu não tô mais na vibe da discussão, deixa de lado e bora seguir em frente...

    ResponderExcluir
  7. poxa o post ta interessante amanha irei ler tudinho, polemicas sao tao legais;
    só vi o video por enquanto e posso dizer _eu nao gosto de lady gaga hahhaha.
    vlw pela visita no babylon, andei novamente sem tempo para postar, to com uns 15 posts em rascunho, tentanto achar tempo pra blogar e visitar os blogs.
    abraço

    ResponderExcluir
  8. * Fabrício, trocar ideias é sempre importante mas às vezes desanda... Hehehe. Porém ficaria feliz de saber sua opinião, claro!!

    Sobre a visita no seu blog é sempre um prazer! E a gente aguarda vc arrumar seu tempo e voltar a ativa!!

    Grande abraço, querido!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails