sábado, 13 de novembro de 2010

Vídeos LGBTs pra nos ajudar?

Tava afim, mas muito afim mesmo de escrever algo. Cheguei aqui e... brochei!
Sei lá, tive a sensação de que tem algo travado na minha garganta e não consegui escrever nada. Então, fui ler uns blogs e ver uns vídeos para "cutucar" o que estava "amarrado" na minha cabeça...

Foi nessa que eu vi os dois posts do Don Diego (este e este) sobre o projeto "It Gets Better".

Comecei a me perguntar: será que existe algum projeto como este aqui no Brasil? Ou vídeos em português da mesma temática?

Comecei a procurar e achei sites interessantes (alguns que eu já conhecia) como o do Grupo Arco-Íris, o do E-jovem, o do Grupo Gay da Bahia... Decidi deixar como link permanente ao lado, para quem precisar de ajuda. Se vc tiver sugestões de outros, deixe no comentário por favor, ok? ;)

Além de sites, um vídeo bem bacana me chamou a atenção que é este aqui:



Mas também achei esses outros aqui de um tal de "O menino velho" que me deixaram pensando, pensando... Veja você este:



E este:



Bom, vamos por partes: o primeiro vídeo tem uma proposta interessante de ser uma declaração contra a homofobia. No geral é bem interessante... Dai, ele vem falar dos Bissexuais e faz merda dos 0:58 aos 1:30... Ô meu Deus!

No segundo, o cara descambou de vez. Vídeo de utilidade pública? Como assim vc é gay e não percebe se o outro cara está interessado em vc ou não? E se o cara for gay, mas não estiver interessado em vc? E que diabos os amigos heteros têm que ficar investigando se o amigo é realmente hetero ou não? O lance de provocar o "outing" em si já é um desrespeito com a pessoa e isto já mostra que o cara já não é tão amigo assim... O bom amigo deve respeitar o silêncio do outro, na minha opinião.

Já dos 0:22 até 1:02, brota um pouco de lucidez e ele fala algo que realmente condiz. Acho que para por aí a lucidez do cara neste vídeo.

Dos sinais que ele diz pra identificar um gay, eu não me encaixo em nenhum. Então eu não sou gay, né? Aloka!

Dai, rolou um terceiro que se vê abaixo:



Ele gasta dos 7:29 até 9:12 do vídeo se explicando sobre ter ou não preconceito contra bissexuais. Eu acho que a questão pertinente seria se ele, em seu vídeo com uma proposta de afrontar a homofobia, contribuiu para fazê-lo ao afirmar o que ele afirmou. Tá, ok. Tem muito cara que se esconde num rótulo de bissexual, mas por isso bissexuais não existem? Ele só reforçou a imagem esteriotipada do bissexual.

O que me ofendeu não foi ser lembrado de que eu tenho um lado gay. O que dói é perceber que pessoas que têm uma orientação sexual voltada para apenas um dos sexos não entendem os bissexuais. E esta não aceitação dos que seriam "mais próximos de nós" (os homossexuais) nos faz pensar que talvez nunca seremos compreendidos por ninguém e que o preconceito não vai acabar nunca.

Mas resumindo a história, pra não alongar muito: do que ficou, principalmente deste segundo vídeo dele (como identificar um gay), foi uma sensação de que "uma boa chance de se falar algo bacana se foi pelo ralo"...

Este vídeo abaixo sim, tem muito mais a ver com meus pensamentos:



Pensando sobre tudo isso, fica a sensação de que sites e vídeos podem ser ferramentas boas para combater o preconceito, SE BEM USADOS!!!

Acima de tudo, a gente precisa urgentemente parar de enxergar nossas diferenças e ver nossas semelhanças. Heteros, homos, bi, todos somos pessoas querendo ser felizes. Estamos todos no mesmo barco! Acorda, pessoal!

2 comentários:

  1. se bem usados, qualquer coisa é uma boa arma.
    citando uma frase feita: "a diferença do remédio pro veneno é a dose".

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails