segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Série: Eleições 2014 - O perigo do voto nulo

Talvez esse seja o menor texto da série. Porque, pra mim, o assunto é meio óbvio. Já vou adiantando que o que vou dizer aqui está bem mais explicitado na Cartilha LGBT Eleições 2014 (que recomendo novamente) nos capítulos "Votos nulos e brancos" e "Chances do candidato", que, em poucas páginas, são uma verdadeira aula de estratégia política! Dá uma lida lá!

Muitas pessoas falam que votar nulo é mostrar que não se concorda com o sistema político, ou que não se quer nenhum desses candidatos que estão aí. Simbolicamente, pode ser sim que esse seja o significado. Contudo, na prática, o sistema eleitoral não "entende" esse recado e simplesmente ignora quem fez essa opção, contando apenas os votos válidos (basta lembrar das apurações das eleições, na qual se fala sempre no percentual dos votos válidos). Assim, o voto nulo não é um protesto verdadeiro, pois se assemelha a uma greve na qual o lucro do patrão não é afetado (ou numa em que os trabalhadores continuam trabalhando normalmente). E protesto bom tem que incomodar, pra trazer resultados, ou corre o risco de ficar invisível e ser desconsiderado.

Portanto, o grande perigo do voto nulo, do voto em branco, ou do "voto de protesto cômico" é que, além de não servir pra nada, votos assim deixam nas mãos de outras pessoas a decisão sobre quem nos governará. E, pensando na história política do Brasil do período atual (após a "redemocratização"), em que nosso primeiro presidente eleito democraticamente ganhou muitos votos porque era "o candidato mais bonito", será que vale a pena que quem não conhece e não se interessa por política decida? Nós, LGBTs já somos minoria. Se deixarmos a maioria decidir pela gente, continuaremos onde estamos (ou corremos o risco até de perder as parcas conquistas).

O vídeo abaixo também é uma boa forma de entender sobre o assunto.



Abra seu olho! Não deixe que decidam por você!

*******************************************************

Outros textos desta série que já foram publicados:

Série: Eleições 2014 - Introdução
Série: Eleições 2014 - Foco no legislativo!
Série: Eleições 2014 - Estratégias no primeiro e no segundo turno
Série: Eleições 2014 - Dilma JAMAIS!
Série: Eleições 2014 - Marina JAMAIS!
Série: Eleições 2014 - Aécio JAMAIS!

6 comentários:

  1. Corretíssima sua reflexão ... me sinto em um mato sem cachorro mas uma coisa eu sei ... PT never ... os demais não me representam mas votarei em qualquer uma das opções para me livrar do mal maior ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até no everaldinho que privatiza em nome de G-zuis??? Vixe!!!!

      Excluir
  2. Muito bacana sua reflexão, o que me mata é o tal do voto de protesto cômico, é só olhar quem foi eleito "junto" com o Tiririca, por conta do coeficiente eleitoral para ver o tamanho da burrada que fizeram.

    Gostar ou não, concordar ou não, com um candidato é parte do jogo, mas o que não é possível é não participar, não se informar e infelizmente aqui ainda vemos muito disso.

    Abração e grande semana.

    ResponderExcluir
  3. amém!
    quem inventou que o voto nulo anulava a eleição com certeza pretendia enganar alguém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho! A ideia era ajudar a eleger gente que receberia poucos votos ou que estava muito à frente dos demais candidatos...

      Excluir

Related Posts with Thumbnails