quinta-feira, 10 de outubro de 2013

(Re)Conhecendo minha mãe

Nesse tempo em que eu estava afastado deste blog, eu fiz algo que foi difícil, mas que eu precisava: decidi perdoar minha família. E tudo começou quando eu senti a necessidade de ficar livre daquele sentimento ruim que eu carregava.

A primeira pessoa que eu me reaproximei foi minha mãe. Talvez porque foi ela que menos dificuldades parecia impor, talvez porque foi ela quem recusou-se a se afastar de mim e era uma grande fonte de "perturbação", talvez porque era dela a ferida menos doída... Ainda não sei ao certo.

O que sei é que eu tentei, por várias vezes, ter uma conversa que passasse a limpo nossas diferenças, mas ela fugiu todas as vezes. Uma das atitudes da minha mãe que mais me desagradavam era sua péssima mania de sempre querer apaziguar, colocando panos quentes em qualquer conflito. Ao fazer isso, ela nunca resolvia de fato as diferenças, apenas calava um vulcão que estava cada vez mais perto de explodir. A solução que eu encontrei foi escrever-lhe uma carta, para que eu finalmente pudesse dizer o que eu sentia e o que me incomodava e assim recomeçar de verdade nossa história.

Na carta, tentei ser sincero sem ser agressivo e acredito que fui bem sucedido em meu intento. Depois daquela carta, o diálogo se abriu da parte dela. Ela passou a me escutar mais.

Desde então, estamos nos (re)conhecendo. Está sendo uma experiência interessante olhar minha mãe como uma mulher, uma pessoa, e não apenas minha mãe. Estamos num grande exercício de respeito mútuo. Ainda existem feridas e diferenças entre nós mas, ao menos agora, sinto que está tudo mais leve, real e possível

8 comentários:

  1. Parabéns!

    Um belo recomeço, e que as coisas por ai continuem cada vez mais leves, e com certeza é coisa de mãe, apaziguar, bem sei como é... Bem sei!

    ResponderExcluir
  2. Uau, que bom! Fico feliz por seu relacionamento com sua mãe ter melhorado, sempre torci por isso.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns por seu esforço de ser reaproximar de sua mãe. Espero que vocês consigam avançar nessa relação e recompensar todos os anos perdidos.
    abraços@

    ResponderExcluir
  4. Que bacana! Maravilhoso ver que as pessoas mudam, o tempo passa... e aos poucos as coisas voltam aos seus lugares... que a relação de vocês possa a cada dia torna-se mais forte e aberta... como deve ser! ;-)

    Abração e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desse jeito! Não acreditava que tanta mudança era possível, mas, vejam só! hehehehe

      Abraços!

      Excluir

Related Posts with Thumbnails