quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Seguindo o que é anunciado (só que ao contrário)

O Facebook faz todo um discurso de respeito à diversidade, à liberdade de expressão (desde que não seja usada para violar os tais "temos da comunidade") e a um sistema que se diz zeloso da segurança e de um clima saudável em sua rede social. Contudo, as ações da equipe que investiga as denúncias feitas pelos usuários segue noutra direção.

Fora os casos clássicos relatados aqui em que, sendo cauteloso, julgo que houve uma dose de arbitrariedade, dois casos me motivaram a escrever isso.

Tenho um amigo que denunciou a seguinte foto por "discurso de ódio":

Esse deve ter um orgulho de ser "sujeito homem"!!!

Resultado: o meu amigo foi punido com 5 dias de bloqueio no Facebook. Muito surreal! O discurso de ódio está claro neste caso famoso,  não precisa ser um estudioso em semiótica para decifrá-lo. Mas, para a equipe do Facebook, as pessoas se ofendem por pouco e a foto ainda circula por lá.

Outro caso aconteceu comigo. Um outro amigo me enviou um vídeo sobre o comportamento sexual dos bonobos, mas não pude compartilhá-lo porque alguns usuários denunciaram tal vídeo por exibir conteúdo impróprio!

Olha, cada vez mais pensando em sair do Facebook e migrar para o Google+, onde atitudes assim não ocorrem com tanta frequência. Assista o tal vídeo e veja se há algo tão impróprio num documentário sobre comportamento biológico de diversas espécies de animais...

 

11 comentários:

  1. Problema do google + é que não tem tanta gente assim hahaha.

    É foda, eu mesmo já recebi retaliações do Facebook por denunciar algumas páginas, mas agora só o uso basicamente pra comunicação por mensagens. Assim me estresso menos com as coisas que circulam por lá.

    Beijo, amigo!

    ResponderExcluir
  2. Uai, se gente é o problema, eis um lugar ideal, então!!! #Antissocial rsrsrs

    Mas falando sério: a coisa anda mais movimentada agora com as comunidades. Pelo menos, muitos amigos meus estão por lá...

    Beijos, SEU LINDO!

    ResponderExcluir
  3. eu já denunciei uma foto e nada aconteceu comigo, a foto foi retirada por sinal por mostrar conteúdo discriminatório. mas já vi gente ser bloqueada porque falou sobre a importância de se ter educação sexual nas escolas enquanto que outras fazem discursos racistas, homofóbicos e passarem em brancas nuvens... estranho demais isso!
    vai entender

    beijos garotão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é.... Totalmente sem critério. Tudo muito arbitrário...

      Excluir
  4. Oi CC...eu mesma denunciei essa foto. Ela é uma afronta ao ser humano em seu livre arbitrio. Nao fui punida..mas se for....eu rodo a baiana. Absurdo isso.

    Quanto ao video...tem tanto documentario na tv sobre isso e muito mais....mais uma arbitrariedade...só!!!

    Beijos lindeza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa do documentário é mesmo uma coisa muito engraçada... Imagina agora ter censura pra isso??? rs

      Beijos, SUA LINDA!!!

      Excluir
  5. Mas, amigo, quem marca como conteúdo impróprio não é o Facebook, são os usuários, isso acontece pouco no Google + pq tem menos pessoas por lá, pq quando haver qualquer migração pro G+ essas pessoas vão junto e os problemas se repetem, bidê o Orkut.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foxx, vc leu o meu texto?

      Eu sei que são as pessoas quem denunciam o conteúdo nas redes sociais. Minha crítica não é essa. Acontece que, após receber a denúncia, o processo do Facebook não é automático: existe uma equipe que avalia a denúncia e toma as atitudes. É sobre a arbitrariedade dessas atitudes que eu falo em meu texto.

      Se a empresa dona da rede social seguir critérios claros e justos em sua análise de denúncia de conteúdo, isso não aconteceria. Mas esse não é o caso do Facebook, nem do Orkut em tempos idos. Tenho a impressão que o Google mudou um pouco em suas atitudes, vide sua postura com os blogs e no Google+ até agora. É claro que posso estar enganado, mas é essa a impressão que tenho.

      Entendeu a diferença agora do que eu disse para o que vc comentou???

      Excluir
  6. nao entendi pq seu amigo foi punido.. nao mesmo...

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails