Fora os casos clássicos relatados aqui em que, sendo cauteloso, julgo que houve uma dose de arbitrariedade, dois casos me motivaram a escrever isso.
Tenho um amigo que denunciou a seguinte foto por "discurso de ódio":
Esse deve ter um orgulho de ser "sujeito homem"!!! |
Resultado: o meu amigo foi punido com 5 dias de bloqueio no Facebook. Muito surreal! O discurso de ódio está claro neste caso famoso, não precisa ser um estudioso em semiótica para decifrá-lo. Mas, para a equipe do Facebook, as pessoas se ofendem por pouco e a foto ainda circula por lá.
Outro caso aconteceu comigo. Um outro amigo me enviou um vídeo sobre o comportamento sexual dos bonobos, mas não pude compartilhá-lo porque alguns usuários denunciaram tal vídeo por exibir conteúdo impróprio!
Olha, cada vez mais pensando em sair do Facebook e migrar para o Google+, onde atitudes assim não ocorrem com tanta frequência. Assista o tal vídeo e veja se há algo tão impróprio num documentário sobre comportamento biológico de diversas espécies de animais...
Problema do google + é que não tem tanta gente assim hahaha.
ResponderExcluirÉ foda, eu mesmo já recebi retaliações do Facebook por denunciar algumas páginas, mas agora só o uso basicamente pra comunicação por mensagens. Assim me estresso menos com as coisas que circulam por lá.
Beijo, amigo!
Uai, se gente é o problema, eis um lugar ideal, então!!! #Antissocial rsrsrs
ResponderExcluirMas falando sério: a coisa anda mais movimentada agora com as comunidades. Pelo menos, muitos amigos meus estão por lá...
Beijos, SEU LINDO!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluireu já denunciei uma foto e nada aconteceu comigo, a foto foi retirada por sinal por mostrar conteúdo discriminatório. mas já vi gente ser bloqueada porque falou sobre a importância de se ter educação sexual nas escolas enquanto que outras fazem discursos racistas, homofóbicos e passarem em brancas nuvens... estranho demais isso!
ResponderExcluirvai entender
beijos garotão
Pois é.... Totalmente sem critério. Tudo muito arbitrário...
ExcluirOi CC...eu mesma denunciei essa foto. Ela é uma afronta ao ser humano em seu livre arbitrio. Nao fui punida..mas se for....eu rodo a baiana. Absurdo isso.
ResponderExcluirQuanto ao video...tem tanto documentario na tv sobre isso e muito mais....mais uma arbitrariedade...só!!!
Beijos lindeza
Essa do documentário é mesmo uma coisa muito engraçada... Imagina agora ter censura pra isso??? rs
ExcluirBeijos, SUA LINDA!!!
Mas, amigo, quem marca como conteúdo impróprio não é o Facebook, são os usuários, isso acontece pouco no Google + pq tem menos pessoas por lá, pq quando haver qualquer migração pro G+ essas pessoas vão junto e os problemas se repetem, bidê o Orkut.
ResponderExcluirFoxx, vc leu o meu texto?
ExcluirEu sei que são as pessoas quem denunciam o conteúdo nas redes sociais. Minha crítica não é essa. Acontece que, após receber a denúncia, o processo do Facebook não é automático: existe uma equipe que avalia a denúncia e toma as atitudes. É sobre a arbitrariedade dessas atitudes que eu falo em meu texto.
Se a empresa dona da rede social seguir critérios claros e justos em sua análise de denúncia de conteúdo, isso não aconteceria. Mas esse não é o caso do Facebook, nem do Orkut em tempos idos. Tenho a impressão que o Google mudou um pouco em suas atitudes, vide sua postura com os blogs e no Google+ até agora. É claro que posso estar enganado, mas é essa a impressão que tenho.
Entendeu a diferença agora do que eu disse para o que vc comentou???
nao entendi pq seu amigo foi punido.. nao mesmo...
ResponderExcluirNem vc, nem eu, nem ele, nem ninguém...
Excluir