quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

A raiz da homofobia

Passeando pelos blogs que leio, achei um vídeo num dos comentários que merece ser compartilhado. Ele fala sobre o que existe por trás da homofobia. Ele vai até a raiz do problema. Merece ser visto e divulgado!

18 comentários:

  1. Muito esclarecedor!! Vou divulgar tb ! Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Esse vídeo merece toda a divulgação do mundo! Bjs!

      Excluir
  2. preciso ver o vídeo mais umas duas vezes para chegar a uma reflexão pessoal, mas logo de cara: gostei!
    bjs em sol Maior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente esse vídeo merece ser saboreado com calma, várias vezes...

      Mas se despedir com beijos em sol Maior faz eu gozar uma escala pentatônica inteira... kkkkkkkkkkkkkkk.

      Beijos!

      Excluir
    2. OMG! já fiz de um tudo nesta vida mas beijar e sol maior e gozar uma escala pentatônica inteira ainda não ...

      Mestres! um aluno por aqui! qto está a aula??? rs

      Excluir
    3. Digo e repito, Bratz: de vc eu não cobro a aula pq faço com prazer... Huahuahauahuahauahju

      Beijos!!!

      Excluir
  3. Desculpando-me de antemão se meu comentário for muito longo... afinal, sou o rei da prolixidade. Muitas das afirmações contidas no video são do âmbito da sociologia e mesmo da psicologia, assuntos que não me sinto devidamente apropriado.

    O vídeo é muito bom, esclarecedor, coisa e tal, porem... algumas considerações.

    a)Eu sempre desconfio de estatística. Pelo simples fato de que, como o próprio autor do vídeo advertiu, ela, a estatística, apenas descreve e não explica. Concordo com ele (essa é uma de minhas principais críticas dentro da medicina) que, na maior parte das vezes, a ciência em geral, ao procurar explicar, apenas acaba descrevendo os fenômenos. Logo, não haveria motivo algum para o espanto dele em constatar “estatisticamente” que 96 % dos homossexuais assassinados sejam homens. Se ampliássemos essa pesquisa para, por exemplo, as pessoas “em geral” assassinadas (não importando raça, religião, orientação sexual, etc.) acredito (vou pesquisar para ter certeza) que a grande maioria são homens. Ora, se a maioria dos assassinatos são cometidos contra homens, nada mais natural que, dentro de um grupo específico, essa amostra confirme o universo em que está inserida. Entendem?

    b)Que existe uma luta por poder, não tenho a menor dúvida. Que seja essa luta por poder o fator essencial que desencadeia a homofobia e, mais que isso, os assassinatos cometidos em seu nome, acho que vai um longo percurso.

    c)Sou mais propenso a acreditar no tipo de “explicação” fornecida pela maioria das correntes psicanalíticas. Citando um deles, o Contardo Calligaris: “Quando as minhas reações são excessivas, deslocadas e difíceis de serem justificadas é porque emanam de um conflito interno. Por que afinal me incomodaria meu vizinho ser homossexual e beijar outro homem na boca? De forma simples, o que acontece é: Estou com dificuldades de conter a minha própria homossexualidade, então acho mais fácil tentar reprimir a homossexualidade dos outros, ou seja, condená-la, persegui-la e reprimi-la, se possível até fisicamente porque isso me ajuda a conter a minha.”

    Em resumo: a homofobia, a meu ver, relaciona-se à existência de uma “repressão interna” da sexualidade, ou parte dela... como uma reação natural de uma atitude neurótica. E, assim como as neuroses que, em seus estados exacerbados, encontram correspondência nas psicoses, assim também um ato homofóbico pode exacerbar-se na pura e simples vontade de exterminar o outro.

    Desculpem se entediei muito vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Cesinha, se desculpar por comentar coisas tão legais??? Não faça isso, por favor!! A ideia aqui é ter a discussão e não a contemplação e pronta-aceitação, certo? ;)

      Vou ter que responder por partes tb:

      a) Estatística sozinha, sem um bom critério pra orientar as conclusões que se pode tirar dos números em si, é algo que realmente não explica muita coisa e isso eu aprendi enquanto cursava minha disciplina de Estatística. Na primeira aula, dentre outros vários exemplos de como chegar a conclusões absurdas utilizando de estatísticas, meu professor fez a gente concluir que água causa câncer, já que 100% das pessoas que tiveram câncer tomaram grandes quantidades de água durante toda a vida... rs

      Mas acho que o raciocínio do cara do vídeo não falha nesse ponto. Porque ele abarca um grupo de assassinatos que tem a mesma motivação: orientação sexual e identidade de gênero diferente do "padrão".

      Se ele considerasse assassinatos em geral, iria misturar muita coisa que traz intrínsecas em suas especificidades outras distorções nas proporções de gênero. Por exemplo: pessoas que são assassinada por envolvimento com o tráfico de drogas são em sua maioria homens, pois a participação das mulheres nesse universo é significativamente menor. Em contrapartida, crimes passionais fazem mais vítimas mulheres que homens, considerando que existe uma cultura que reprime a mulher de forma a fazê-la "aceitar e compreender" mais o parceiro da relação que o contrário (tomando como pressuposto que a grande maioria das relações é heterossexual - que representam estatisticamente a maioria das pessoas - e que estes casais seguem uma cultura heteronormativa).

      Por isso, não faz sentido, ao meu ver, comparar estatísticas de assassinatos de motivações distintas. Seria somar erros e distorções nas proporções das estatísticas de cada caso (o que aumentaria o erro da interpretação final).

      b) Bom, eu tb vejo que uma coisa não necessariamente resulta imediatamente (e automaticamente) na outra. Mas ele não faz o raciocínio de que a luta de poder entre os gêneros gera a homofobia. Ele diz que dentro da homofobia o principal componente é a luta pelo poder entre os gêneros. Diferença sutil, né? Vejo ele fazendo uma dissecação da homofobia e analisando o que é que nutre aquele espécime, com base no que pode se encontrar no estômago. Ele não exclui que fatores como psicopatologias, influência de pressões ideológicas (fanatismo religioso, nazi-fascismo, etc) e outras possibilidade também têm seu efeito sobre a homofobia. O que ele tenta fazer, ao longo do vídeo, é apenas dizer que, segundo sua hipótese, o principal componente (a raiz do problema) da homofobia é o machismo.

      c) Bom, eu não acho que a ideia dele exclui a sua. Porque o cara que reprime sua própria homossexualidade usando da homofobia contra os outros só o faz pq foi-lhe "ensinado" que a homossexualidade é algo a ser reprimido. Se não houvesse um problema em ser homossexual na cabeça de quem não dá conta de lidar com isso, não haveria o que reprimir. E por que nos é ensinado que se deve reprimir a homossexualidade? É o que ele tenta explicar durante o vídeo.

      Vc tb poderia pensar que existe uma influência ideológica (religiosa/nazi-fascista) em alguns casos. Mas pq essas ideologias condenam a homossexualidade e não a quem gosta de comer jiló frito? Bom, o raciocínio do vídeo poderia ser usado para se chegar ao motivador que faz essas ideologias serem o que são em relação à sexualidade.

      Acredito que ele não fez maiores comparações para não tornar o vídeo mais longo do que já é. Mas para dar mais embasamento às suas hipóteses, seria interessante que ele buscasse a comparação com um grupo controle culturalmente distinto (sem o fator machismo) para tirar a prova dos nove. Mas creio que quem quiser fazer isso, não terá dificuldades em encontrar informações na internet, não é?

      Obrigado mesmo pelo comentário e por acrescentar na reflexão!

      Beijos!!

      Excluir
    2. Sem querer polemizar... pelamordeDeus! Quanto à estatística eu apenas quis dizer que, num universo de assassinatos, a probabilidade de que um grupo específico que esteja inserido nesse universo apresente a mesma média de ocorrência é muito grande, respeitadas, obviamente a suficiência e significância da amostra. Não vejo como comparar estatisticamente grupos diferentes entre si.

      Não neguei a existência de luta por poder. Apenas questionei a sua constituição como fator de base para explicar a homofobia. Me pareceu mais um viés marxista do autor. Alias, na vida tudo é luta por poder e, na enorme maioria das vezes nunca se chega ao tipo de solução que envolva o extermínio do outro.

      Enfim, nada me convence de que homofobia não seja neurose e, dependendo do caso psicose mesmo. Apesar de tudo, o vídeo não deixa de ser interessante.

      Beijão.

      Excluir
    3. Homem de Deus! Eu tb não quero polemizar! Achei muito bacana seus contrapontos! Mas juro que sua segunda resposta não me tirou do lugar anterior em que eu me encontrava. Provavelmente uma incapacidade minha de entender a argumentação alheia (em posts polêmicos, sempre remo muito sem chegar a algum lugar...). Desta mesma incapacidade deriva minha inabilidade em me fazer entender...

      Juro que não sei o que te responder... kkkkkkkk

      Então posso dizer: realmente é um vídeo interessante. Não acho que ele seja uma resposta pronta para a questão analisada, mas que eu vejo muito sentido no que é dito, isso eu vejo!!

      Excluir
  4. perfeito! divulgando ...

    obrigado pela aula de hoje sobre união estável e outras coisitas mais ... rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bratz, querido, não tem que agradecer nada não! Com vc, eu faço sempre por prazer... rs

      Beijos!!

      Excluir
  5. Ui... Tava comentando do video e com namorido e dois segundos depois vi o link aki pro seu blog.. coincidências.... Anfã....

    Super-me-achei vendo esse vídeo, pk essa visão diferente, bafônica e etc e tal é a bandeira que sempre levantei, no meu post em que falava a favor da vitoria da Maria do BBB 11, tocava exatamente nessa coisa de nosso maior inimigo ser o machismo e que mesmo tendo um participante gay na disputa ela era um ícone muito mais forte contra esse monstro....

    E em tantos outros posts já falei dessa coisa do meio gay reproduzir o preconceito de fora e da culpa que ng compra pra si qdo vê um gesto de homofobia com violência qdo na verdade nego n deixa de ser estimulador de uma cultura homofóbica qdo levanta a bandeira "não sou e nem gosto de afeminados" e outras coisas escrotas afins....

    ResponderExcluir
  6. bem esclarecedor em alguns aspectos obscuros para mim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fumaça subindo, seja bem vindo por aqui!!! Fica pro jantar que vai ter bolinho de espinafre (que eu amo!!)!

      Sobre o vídeo, eu achei o raciocínio dele bem articulado e com bastante sentido. Realmente esclarecedor.

      Abraços!!!

      Excluir

Related Posts with Thumbnails