terça-feira, 19 de julho de 2011

Preconceito seria se...


Eis que estou de volta, finalmente. Desculpem-me a prolongada ausência, mas é que tem épocas que o bicho pega na vida do peão, que só não mata um leão por dia porque poderia ser suicídio...

Nesse retorno aproveito para contar um "causo" que me aconteceu esses dias.

Tenho um colega de trabalho que entrou na equipe (ui!) faz mais ou menos um mês. Vou chama-lo aqui de "Amigo Inocente". Ele é novinho (acabou de fazer 18 anos) e muito ingênuo. Sempre acredita nas brincadeiras da galera. Eu fico com dó dele e não deixo o povo fazer muita sacanagem, mas nem sempre eu consigo evitar...

O certo é que ele pegou intimidade muito rápido com o pessoal e as brincadeiras de ambas as partes viraram uma constante.

Na semana passada, ele chegou e fez a seguinte brincadeira:

- Olha só o que vejo: um gordo (e apontou para "Amigo Urso Panda", que realmente é gordo), um viado (e apontou para mim) e um percevejo (e apontou para "Amigo Serpente").

Eu respondi brincando:

- Por que eu tenho que ser o viado, hein?

No que Amigo Serpente respondeu, também brincando:

- Pois eu estou feliz em ser o percevejo...

Todos rimos. O assunto mudou e o dia seguiu com bastante trabalho.

Quarenta minutos depois, Amigo Inocente vem conversar comigo em particular:

- Cara, o Amigo Serpente conversou comigo e disse que você é gay...

Ao ouvir isso, levei um susto. Já estava preparado para ouvir na sequência uma revelação bombástica do tipo "eu também sou" ou algo que me fizesse responder que era melhor ele ir com calma porque nós éramos apenas amigos... Contudo ele continuou:

- Foi mal brincar com você daquele jeito... Foi mal mesmo, mas eu não sabia...

- Que isso, não tem porquê se desculpar... Eu ficaria ofendido se você deixasse de fazer a brincadeira por conta disso...

- Mas aqui, é sério mesmo? Você é gay?

- É sério, uai, qual o espanto?

- É porque, tipo, não parece...

Eu comecei a rir e ele ficou achando que se tratava de mais uma brincadeira do pessoal tentando aproveitar da ingenuidade dele e enganá-lo. Foi preciso uma colega minha, a Ju, intervir e dizer que não se tratava de brincadeira (afinal, a Ju é conhecida pela seriedade e por não se envolver em brincadeiras desse tipo)... Só que Amigo Inocente parecia não se convencer:

- Mas eu me lembro de você falar de namoradA...

- Era a namorada da época... É que eu também gosto de mulheres... A rigor, eu não sou gay, sou bissexual...

Amigo Inocente ficou um tempo sem acreditar, mas passado um tempo, vejo hoje Amigo Inocente comentar numa boa a respeito do que ele define como "mico": brincar assim logo comigo...

Porém, ainda faltava amarrar umas pontas soltas nessa história.

Eu nunca falei da minha orientação sexual para ninguém do serviço de uma forma direta, mas nunca fiz questão de esconder. Tanto que na penúltima festa com o pessoal do trabalho que eu fui, todo mundo cobrou que eu levasse minha esposA (pois eu sempre disse que sou casado) e apareci na festa acompanhado do maridão... Pra bom entendedor... Depois dessa festa, outra colega de serviço mais corajosa, a "Psicachinhos Dourados", iniciou uma conversa envolvendo minha sexualidade na presença de mais umas 5 colegas (todas mulheres). Mas depois disso o assunto nunca mais tinha virado pauta, ao menos na minha presença.

Portanto ontem, pela primeira vez, decidi conversar com Amigo Serpente de forma mais direta sobre o tema, em particular:

- Amigo Serpente, preciso te pedir uma coisa: não faça aquilo que você fez com o  Amigo Inocente não, ok? Eu ficaria muito mais ofendido se eu percebesse que alguém deixou de fazer uma brincadeira comigo justamente pelo fato de eu ser gay que no caso desse alguém fazer esse tipo de brincadeira comigo. Eu entendo sua atitude como uma demonstração de respeito, mas eu prefiro que as pessoas não tenham esse tipo de "respeito" comigo. Prefiro que elas não tenham que ficar medindo as palavras...

Em resposta, ele apenas passou o braço por cima dos meus ombros dando três tapinhas no ombro oposto ao lado em que ele estava e disse:

- Está certo...

Na sequência, ele sorriu e mudamos de assunto mais uma vez.

9 comentários:

  1. ambientes saudáveis são assim...

    ResponderExcluir
  2. * É, Foxx... Tenho que admitir que não é em todo lugar que essa questão seria tratada de forma tranquila... Abraços!!

    ResponderExcluir
  3. Estou numa fase que não permito que heteros brinquem comigo dessa maneira. Sei lá, paranóia. Não consigo desvincular o desdém que chamar os outros de viado carrega quando vem deles.

    ResponderExcluir
  4. Caraca, eu é foi muito macho agindo dessa maneira.
    Já eu sou o oposto, não falo de minhas intimidades para as pessoas, ao menos que sejam gays tbm nos quais eu confio.
    Não dou liberdade para ninguém no trabalho, faculdade, enfim, agir dessa forma, com esse tipo de brincadeiras, e o pessoal já sabe que eu não gosto, que tenho pávio curto, pois raramente ouço algum comentário dese tipo, mas quando fico sabendo já rasgo, tenho pavio curto.
    Com esse garoto, não seria nada diferente, ia por ele no lugar dele rapidinho...hahahaa

    Mas admiro sua maneira de agir, afinal não é qualquer um que encara isso com naturalidade e maturidade.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  5. * Ah Lobo, eu me sinto mais incomodado quando sou excluido desse tipo de brincadeira só porque ela tem mais que um fundo de verdade... E existem formas e formas de dizer "viado", inclusive algumas formas nada ofensivas... mas, enfim, cada um com sua paranóia, né?? Abraços!!!

    * Ro Fers, não acho que fui macho não. Imagine só: já tá todo mundo falando mesmo pelas costas como deu pra perceber. Eu não tenho porque esconder minha sexualidade. Não tinha motivo pra agir diferente... É só uma questão de contexto... antes eu grilava demais com isso, hoje acho tranquilo... Abraços!!

    ResponderExcluir
  6. Eu só acho que... tem caroço nesse angú... hehehe! A gente sempre encontra maneiras de dizer as coisas que acha que quer dizer... sei lá... tô viajando - como de costume, claro.

    Achei bacana tua postura. E sou bem parecido. Se a piadinha é fora de contexto, pulverizo logo. Hahaha! Welcome back, guri! Estávamos todos com saudades! E valeu pela dedicação de comentar em vááááááários posts passados. Gostei muito! Abraços!

    ResponderExcluir
  7. * Fred, caroço no angu??? Que caroço?? Será???

    Acredite que eu também estava morto de saudades e estou tão feliz pelo retorno... Além disso, tenha certeza que te dedico muito (principalmente depois das fotos do cachorro, tatuagens e panturrilhas...). Kkkkkkkkk

    Falando sério: comentar não foi nenhum sacrifício, já que seu blog é como o dono: uma delícia...

    Mas agora eu vou quietar o facho pra não causar o fim de um casamento...

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  8. "Agora eu vou quietar o facho pra não causar o fim de um casamento..."... tipo o teu? Ou o meu? Hahahahahahaha!!!!

    ResponderExcluir
  9. * O que?? Fred, vc é casado?? Dessa eu não sabia!! Mas estava falando do meu casamento mesmo, como não sabia do seu... huahuahau

    Até mais, man!!!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails