quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Fanatismo religioso

Lendo um dos posts do blog do Don Diego vi um vídeo do Jô Soares discutindo com o senador Marcelo Crivella sobre "homossexualismo".

Se não viu, o vídeo é este:



Achei o vídeo muito bom (apesar de umas escorregadas do Jô, como aos 2:05 do vídeo, ele fala que o "homossexualismo" é "um problema genético"). Daí, queria ver se achava um vídeo maior para ver o contexto da entrevista (o que aconteceu antes e depois desse trecho da entrevista). Encontrei um maior e fui conferir. Qual foi minha surpresa ao ver o vídeo? Veja você mesmo:



É lógico que fui no blog indicado ao final do vídeo para ver o que mais este sujeito teria a "acrescentar". Fui nas postagens de maio de 2007 (data da postagem do vídeo no youtube). Tem dois textos falando abertamente de "homossexualismo". Quando leio coisas assim, fico pensando que o fanatismo religioso é uma coisa de louco. O cara inverte a ordem das coisas dizendo que os gay "Defendendo a proibição da livre expressão, me xingaram, condenaram, e desejaram até minha morte. Defendendo a tolerância, destilaram todo o ódio ao cristianismo e desejaram que todas as igrejas fossem fechadas. Defendendo o fim do preconceito, expuseram todo seu pensamento pré-concebido em relação aos cristãos, demonstrando a total falta de conhecimento do que somos e o que pensamos. Agiram como Calígula defendendo a moralidade, como Hitler proclamando o amor, como Bush conclamando à paz.".

É claro que quem comentou o vídeo deveria estar PUTO da vida e, sentindo-se agredidos, revidaram com agressão. E o tal Fábio Blanco se aproveitou disso para posar de coitado e tentar reverter a situação ao seu favor.

Agora me fala: como sair dessa sinuca ardilosamente montada? Seguindo um conselho de Jesus, dando a outra face. Calma, não estou querendo doutrinar ninguém aqui, mas vamos convir que, ao menos nesta situação, essa atitude é uma das melhores saídas.

Quando a gente se rebaixa ao nível dos agressores, abre-se espaço para eles se fazerem de coitados, de ofendidos. Mas se a gente segurar a raiva, respirar fundo e responder da forma menos agressiva possível, aproveitando a calma para favorecer nossa perspicácia de argumentação, podemos aproximar aqueles que estão abertos à reflexão.

Alguém poderia ter respondido ao post dele que como ele mesmo afirmou, "A humanidade não precisa mais da lei do Velho Testamento, pois ela se encerrou em Jesus". E, ao menos que me provem o contrário, Jesus nunca fez nenhuma referência repreensiva aos homossexuais. Quem o fez no novo testamento foi Paulo em suas cartas (Romanos 1.26-27; 1Coríntios 6.9). Paulo é maior que Jesus? Ou é comparável a Ele? Ou é, pelo menos, maior que Moisés (pois este é responsável pelas leis do velho testamento que já podem ser desprezadas pelos cristãos)?. Mas isso só poderia ser feito na época em que, provavelmente, o blog dele aceitava comentários e não restringia o direito de dar resposta. Por que será que eu não posso ajuda-lo a "mudar de idéia facilmente, bastando encontrar um argumento melhor do que aquele que" ele carrega?

É por essas e outras que sou a favor de posturas conciliadoras e pacíficas. O que é bem diferente de posturas frouxas, passivas e submissas. É preciso manter o respeito mesmo com aqueles que não nos respeitam. Só assim é possível ensinar, através do exemplo, o respeito que pode ser oferecido a todo ser humano e ao mesmo tempo escapar de armadilhas como esta montada pelo tal Fábio Blanco.

É como disse LanLan da Associação Lésbica Feminista de Brasília - Coturno de Vênus numa roda de discussão sobre "educação sem homofobia" no 7º Encontro Nacional Universitário de Diversidade Sexual (Enuds 7): " Eu não quero o mínimo de respeito. Cansei de querer o mínimo. Eu quero o respeito inteiro. Porque eu dou meu respeito inteiro para aquele cara heterossexual ali. É por isso que eu exijo todo o respeito para mim também." (quando ela falou isso, é lógico que eu apaixonei...rsrsrs...Pena que eu não tenha chance! rsrsrs... ;))

PS: para as pessoas não neurarem achando que todo religioso espinafra os homossexuais, segue esse vídeo do Chico Xavier em 1971:



PS2: já que estamos em época de eleições, que tal a gente providenciar uma lista de políticos homofóbicos para a gente saber em quem NÃO votar? ;) Alguém se habilita a fazer?

2 comentários:

  1. Pois é... Acho que o blogger ficou doido... O comentário que eu tenho certeza que era pra este post, foi parar no primeiro... Ei-lo abaixo:

    FOXX disse...

    bem, como historiador eu posso acrescentar alguns argumentos na discussão. Paulo não falou absolutamente nada contra gays. Paulo faz duas "referências homoeróticas", uma na carta aos Coríntios outra na Carta aos Romanos. Em Coríntios existem duas expressões: "efeminados" e "homens que se deitam com homens". Vc poderia dizer q isso necessariamente se refere aos gays, porém efeminado no caso quer dizer homem covarde, dentro da cultura grega em que Paulo foi criado, obviamente. E "homem que se deita com homem" se refere na verdade aos prostitutos sagrados do templo de Afrodite, isto é, sacerdotes de um outro deus.
    Já na carta aos Romanos, Paulo diz que nenhum homem deve deitar-se com outro como uma mulher, o problema aqui é rebaixar-se ao nível de de coisa que fala que a mulher tinha em Roma. Paulo, na verdade, está dizendo: "homem livre não se deite com outro homem livre, como vc faz com um escravo ou uma mulher". Com um escravo, Paulo permite, mas não com outro homem livre, defendendo a tradição romana.

    ps: vc é de BH né? estamos pensando em fazer um encontro mineiro de bloggers, se vc quiser participar.

    ResponderExcluir
  2. Fala, Foxx! Obrigado pelo acréscimo ao minha humilde postagem!

    PS: pois é... animo dimais da conta de participar desse encontro...

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails