segunda-feira, 9 de março de 2015

A vítima não tem culpa!

Não importa se a notícia é um estupro, se é uma agressão à uma pessoa LGBT que andava desacompanhada pela rua, se é sobre um furto, um acidente de carro, um golpe de estelionato: tem sempre alguém pra fazer o agressor dividir parte da culpa com a vítima. E olhe só: não basta vc ter sofrido uma violência, pq vc ainda vai ser culpada por sofrer aquilo! Ou seja; a agressão vem em dobro! A culpabilização vem em frases como:

"Ah, mas a mulher tava andando num lugar que não é muito movimentado. Daí, virou alvo fácil pro estuprador!""Mas também o viado tava se arriscando demais andando na rua dando essa pinta toda. O nosso mundo é homofóbico, gente! A bicha tem que disfarçar melhor!"
"Gente, mas carnaval é cheio de pessoas e o cidadão vacila deixando a carteira no bolso de trás? É claro que iria ser roubado!"

Na boa: que mundo é esse onde ser inocente ou ingênuo é algo digno de culpa? Seguindo esse raciocínio, daqui a pouco todos os tipos de criminosos andarão livres e a gente será culpado sempre que "dar a bobeira de sair de casa". Teremos que dar razão também a argumentos como: "Mas a culpa foi dele também porque tava viajando no carnaval. Todo mundo sabe que muita gente dirige bêbado nessa época do ano. É lógico que ele iria sofrer acidente na estrada! Tinha mais é que ficar trabalhando no feriado e não se arriscar viajando..."

Nas entrelinhas, quando alguém culpa a vítima por não ter sido "esperta o suficiente" pra se precaver, a gente tá dizendo que o agressor tinha o direito de fazer aquilo com alguém que fosse ingênuo e/ou mais frágil. A gente está concordando parcialmente com a existência desse ato, quando a gente não o repudia totalmente e não põe a culpa 100% no agressor. Esse discurso é repetido e serve como "alívio moral" pro agressor que pensa: "a vítima mereceu, pq deu bobeira". Quem repete esse discurso de culpabilização tem que pensar que é essa a mensagem que se passa quando atribui parte da culpa pra vítima. E cada um é agente de transformação desse mundo!

O mundo só vai parar de ter estupro quando pararmos de ensinar mulheres a não serem estupradas e ensinarmos aos homens a não estuprar. Só não haverá mais golpes de estelionato quando ensinarmos que não se deve cometer esse crime e não que devemos evitar de sermos vítimas dele. Só haverá fim da violência quando ensinarmos a não violentar e pararmos de ir pela estratégia ineficaz de ensinar a não ser um "alvo fácil". Temos que nos inspirar na reação dessa mãe ao descobrir que seu filho publicou um vídeo íntimo de sua namorada na internet:


E nem adianta tentar comparar a culpabilização da vítima com atitudes de prevenção, como quando se quer evitar uma doença. A prevenção de uma doença não é um paralelo válido porque o agente etiológico não escolhe intencional e conscientemente seu hospedeiro com intuito de lhe fazer mal. Uma pessoa que escolhe ser o agressor o faz conscientemente e é isso que deve ser combatido. Ela não pode ter nenhuma escusa! Só faremos a transição desse mundo real, inseguro e assustador para um mundo mais justo quando a gente colocar nossas energias 100% voltadas para quem agride e não ficar relativizando sobre "a parte da culpa da vítima".

Vítimas do meu Brasil, alegrai-vos: eu vos declaro inocentes!

10 comentários:

  1. Perfeita sua análise e sua percepção ... só me resta aplaudir ...

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Eu quero fazer minha mãe entender isso.

    ResponderExcluir
  3. Isso é sim uma palhaçada - como raios uma pessoa em sã consciência pode causar isso? Isso não é humano, sinceramente ...

    Gossip of Men,
    http://gossipofmen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. seu post é excelente, pior que é essa a realidade de sociedades machistas, preconceituosas e intolerantes.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails