quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Ainda na resistência

Esses dias não foram fáceis pra mim. Eu já falei isso aqui no blog (em mais de uma ocasião, mas não vou linkar todas... :P ), mas luto contra uma depressão que insiste em me acompanhar faz algum tempo. E, às vezes, tenho uns episódios em que ela vem com mais força ou que a medicação não aguenta o tranco...

Nas semanas retrasada/passada, eu fiquei treze dias afastado do trabalho por conta de um desses episódios. Ele me fez reavaliar um monte de coisas. A primeira delas foi: preciso cuidar mais de mim! Essa descoberta não é propriamente uma novidade, mas me fez repensar o quanto de força eu tenho e o quanto eu acho que eu tenho pra encarar meus problemas de frente. De vez em quando, o melhor mesmo é não querer resolver a situação, mas apenas lidar com ela... Acho que esta é a grande lição!

Por conta do desgaste mental, da minha necessidade de repouso e também pela baixa reação por parte dos leitores desse blog, decidi não concluir a minha série de postagens sobre as eleições de 2014. Acredito que o que já foi dito já serviu a mim (como uma forma de compartilhar o que penso) e a quem poderia se interessar pelo tema. O restante seria também muito importante, mas não posso me comprometer a fazer algo que não conseguirei fazer em tempo hábil e que não trará um ganho que faça valer a pena o esforço de tentar.

Mudo também alguns hábitos alimentares (em parte, inspirado pelo Homem, Homossexual e Pai - rumo ao veganismo) e a rotina diária. Larguei o segundo emprego e que se fodam as dívidas já feitas: já sobrevivi a complicações financeiras maiores do que essa antes e não vai ser dessa vez que morro por falta de grana...

O gatilho para a ocorrência desse meu período de "baixa", talvez, tenha sido o cansaço. Ou os ajustes na dosagem da medicação. Ou as pequenas frustrações que carrego comigo (todas muito pequenas, mas que, somadas, fazem um barulho grande, como uma nuvem de insetos quaisquer). Pouco importa o motivo. O que importa é que eu estou seguindo em frente com um aprendizado depois dessa queda.

16 comentários:

  1. Querido, nada nesta vida vale mais que nossa saúde e nosso bem estar ... parabéns pela luta e acredite sempre em sua capacidade de superar toda e qualquer dificuldade ... sempre somos capazes disto ... problemas existem e existirão sempre ... uns nós resolvemos, outros não ... estes q aparentemente não resolvemos, deixamos de lado e pronto ... estão resolvidos ...

    Beijão e força aí ...

    ResponderExcluir
  2. Olá, primeira vez aqui, gostei muito das suas reflexões. Me identifiquei até certo ponto com a situação, pois minha mãe desde sempre teve problemas psicológicos e somente há pouco tempo foi-se descobrir o que realmente era. O grande problema é que ela nunca admitia que havia algo errado. Ter consciência do problema, como você, já é meio caminho andado. Nem todo mundo consegue ter a lucidez e coragem de olhar pra dentro de si e enfrentar seus fantasmas, mesmo que não seja para expurgá-los de vez, o que nunca é fácil ou até possível, mas para colocá-los nos seus devidos lugares. Acredito que cada um deva, primeiramente, se preocupar com o que tem na vida, e não o contrário. Frustrações existem, todos as tem, mas tenho plena certeza de que junto com elas existem também aquelas coisas/fatos inesperados, talvez pequenos demais para que nos demos conta de que fazem alguma diferença na nossa existência, mas que estão lá mesmo assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em primeiro lugar, seja bem-vindo!

      Obrigado pelas palavras carinhosas, Paulo! Tô na luta pra ir adiante... rsrsrs

      Abraços!

      Excluir
  3. Linduxo. Ce sabe que eu to aqui.

    Qualquer coisa, estou a disposição. Sei que não tem muita coisa que eu posso fazer, mas se precisar, estou por aqui.

    Um beijo, seu lindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso contar com seus favores sexuais??? :P kkkkkkkkkkkkkkk

      Beijos, SEU LINDO!

      Excluir
  4. queria poder fazer algo de mais perto, meu amigo, mas lembre-se de pedir ajuda. Estamos aqui para isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc já me ajuda tanto, sem nem saber, amigo... Obrigado! :D

      Excluir
  5. Meu lindo,

    Perdi semana passada uma tia. A que eu mais gostava. Ela era simples de coração e corpo. Uma vez, numa conversa a porta de sua casa, ela me disse:
    "Ahhh minha filha, problemas todos nós temos. Fazer o que, mesmo não querendo, eles aparecem. Então eu lido com eles, como lido com o pote d'água. Vou cuidando dos que derramam, os que ficam dentro do pote, eu deixo quieto...se derramar, eu resolvo"

    É uma filosofia simples e para muitos até tipo "empurrar com a barriga". Mas, algumas vezes, é a melhor tática. Dê tempo ao tempo.... aguarde que os resultados esperados apareçam.
    E, nesse meio tempo...... estou e estaremos todos nós aqui...ao alcance de uma tecla, de um telefone...de um grito até. Se necessário...use qualquer uma dessas prerrogativas e estaremos juntos.

    Beijos e abraços..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô tentando seguir a filosofia dessa sua tia... Obrigado pelo carinho! :D

      Excluir
  6. Oopa! Me perdoe, eu andei meio afastado dos blogues nessas últimas semanas... espero que você esteja melhor! Minha avó dizia, que tudo com tempo tem tempo, então .. tenha calma que as coisas vão se ajeitando.

    E se precisar, quiser conversar, qualquer coisa... conte comigo!

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem que pedir perdão. Eu tb ando meio afastado... Muito trabalho, me sinto sem energia pra quase nada...

      Mas estou melhor. obrigado pelo carinho! Abraços!

      Excluir
  7. Eita! obrigado por me citar como uma referencia sua em busca ao vegetarianismo! Fiquei honrado! de verdade! se precisar de umas dicas de receitas, de restaurantes me dá um toque! se bem que ai em BH não ocnheço muitos! mas posso pesquisar para vc! beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uai, sempre é bom trocar figurinhas... Depois quero mesmo trocar ideias sobre isso contigo... Beijos!

      Excluir
  8. A gente, no decorrer da nossa vida, temos que conciliar trabalho e prazer. Mas, sem saúde, principalmente a mental, é impossível realizar essas duas coisas. Então, nesse momento que vc ta passando, vc tem que priorizar as coisas que te dão prazer, ter a consciência de que agora, nesse período, é vc quem ta precisando de ajuda (e vc já tem a consciência disso, o que é bom, sem receio ou vergonha de pedir ajuda) e preocupar com a parte financeira depois. É uma coisa de cada vez, senão não tem como resolver. Então eu acho, e já te falei isso, que vc teria que centrar, nessa fase de recuperação e cuidados, apenas nas coisas que te dão prazer. Se o trabalho te dá prazer, ótimo (foi bom vc ter deixado o outro de lado, o da parte da tarde, não dá pra abraçar o mundo, não por enquanto). Mas tem outras coisas que tbm te dão prazer, então tenta priorizar essas coisas e esquece do resto. Primeiro a sua saúde. Sem ela não tem o resto. Com o tempo, e sem se sobrecarregar, vai tentando conciliar com as outras coisas que tbm te dáo prazer que vc começou, mas que não foi possível dar prosseguimento. Mas tudo com muita calma, uma coisa de cada vez, sem pressa, sem pressão, no seu ritmo. Preocupa primeiro com vc. Qdo tiver melhor, aí sim vc olha pro resto (no bom sentido, claro). Bjão. Te amo!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails