sábado, 12 de novembro de 2011

Quando soube que encontrei o Arquétipo certo


Fazendo uma pesquisa sobre "Cara Comum" no Google, achei um blog chamado O Arquétipo que tem uma temática bacana: discutir marketing usando estratégias que entrem em ressonância com arquétipos.

No blog ele destaca 12 dentre os vários arquétipos e existe um chamado "Cara Comum". Quando li, me identifiquei muito com a descrição de tal arquétipo. Mesmo me sentindo dividido entre o "Cara Comum", o "Mago", o "Herói" e o "Bobo da Corte", acho que sou mais Cara Comum mesmo. Por isso, posso dizer que a escolha do pseudônimo foi bem apropriada. Confira abaixo o que seria o arquétipo do Cara Comum:



" Quando o arquétipo do Cara Comum está ativo em uma pessoa, ela usará roupas simples ou outros trajes comuns (mesmo que tenha bastante dinheiro), falará de um modo coloquial e detestará todo o tipo de elitismo. O objetivo dele é fazer parte do grupo e ser igual a todos.

No marketing: este arquétipo não aprecia artificialismos, tendendo a valorizar o nivelamento entre as pessoas, independente de classe social, religião ou cultura. Por exemplo, em uma festa, pedir uma cerveja nacional em vez de um whisky importado; convidar o cliente para nadar ou jogar boliche em vez de lhe oferecer um jantar sofisticado; todas essas escolhas podem fornecer a indicação de que o arquétipo do Cara Comum é valorizado, apreciado e estimado.

Lema do Cara Comum: “Todos os homens e mulheres são criados iguais”"



Revelador? Um bocado. Fica pra eu me conhecer melhor e pensar...

9 comentários:

  1. boliche não é nada comum, e vc tb não, seu moço.

    ResponderExcluir
  2. * Bratz, meu querido!!! Interessantíssimo, não?

    Abraços!!!


    * Foxx, eu também estranhei o boliche. Provavelmente se trata daqueles problemas de tradução e, no país de origem do tal livro em que o site se baseou, boliche talvez seja um esporte popular. Troque por "fazer uma caminhada" e eu estarei ali de corpo e alma... rs

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  3. Papai Urso do Interior14 de novembro de 2011 às 20:58

    O arquétipo é o mesmo que a astrologia tem de um aquariano. Passa os créditos dessa linda imagem que ilustra o post, é tela de algum pintor? Adorei, parece a imagem de alguem que enxerga o sol do fundo do oceano. Nada a ver com o post, eu sei, vá perdoando o urso, tá? Abços.

    ResponderExcluir
  4. * Papai Urso do Interior, eu tb adorei a imagem, mas não sei de quem é. Encontrei num site numa pesquisa pelo Google Imagens. Se vc quiser ver, o site é esse:

    http://paulodamotta.blogspot.com/2010/07/o-primeiro-modelo-de-alguma-coisa.html

    E fica tranquilo que falar da imagem do post é falar do post, não? rs

    Abraços, meu urso querido!

    ResponderExcluir
  5. Eu já gostaria de saber como usar os arquétipos para meu negocio, alguém tem idéia de como usar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gata, não saco nada de marketing e administração, mas dá uma olhada nesse site: http://oarquetipo.wordpress.com/

      Foi de lá que eu tirei essas referências...

      Beijos!

      Excluir
    2. leia o livro ; (o herói e o fora da lei). como construir marcas extraordinárias usando o poder dos arquétipos.leia também o livro (marketing e arquétipos) de hélio couto.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails