quinta-feira, 21 de julho de 2011

Quem definiu o que tenho que sentir?


Sabe quando você senta na frente do PC e vai abrindo um link aqui, outro ali e quando vê você está fazendo uma coisa nada a ver com o que você planejou na hora em que você abriu seu navegador? Eu acho que existe uma palavra pra definir isso, mas esqueci qual é a bendita agora... Mas por que eu estou falando isso?

Estava procurando uma imagem na net e acabei lendo essa página aqui que fala sobre o povo Araweté e seus costumes. Um costume interessante é a partilha entre os casais, formando um "retângulo amoroso" bem curioso. Existe uma alternância tanto sexual como de convívio, amizade e cuidado entre casais amigos, numa completa negação do ciúme.

Para eles, a amizade é tão importante que este tipo de relação é almejada e frequentemente construida. Alguém lembrou do post do Foxx?

Achei bem interessante encontrar esse site por me fazer refletir sobre como nós somos influenciados pela nossa cultura, inclusive no que sentimos. Após esse tipo de leitura, fica sempre a dúvida sobre o quanto somos influenciados ou não pelos outros... E também fica a pergunta do título. Mas a resposta pra essa, talvez, resultaria numa aula de História. E eu não quero fazer o exercício ilegal da profissão agora...

8 comentários:

  1. como historiador eu te daria milhares de exemplos de como a cultura influencia e modela a forma com q sentimos...

    ResponderExcluir
  2. Olha, eu costumo sempre falar q sou muito diferente das pessoas, o lance é que me adapto e disfarço bem.. E por que disso??? Pk eu problematiso tudo, pk questiono tudo, pk vejo q tudo pode ser de uma forma diferente... No dia q vc começa a se questionar "mas pk isso é assim??" "pk tem de ser dessa maneira??" "isso q todo mundo faz, tem sentido"... Vc começa a da uma pirada, mas se liberta...

    ResponderExcluir
  3. Olha, eu costumo sempre falar q sou muito diferente das pessoas, o lance é que me adapto e disfarço bem.. E por que disso??? Pk eu problematiso tudo, pk questiono tudo, pk vejo q tudo pode ser de uma forma diferente... No dia q vc começa a se questionar "mas pk isso é assim??" "pk tem de ser dessa maneira??" "isso q todo mundo faz, tem sentido"... Vc começa a da uma pirada, mas se liberta...

    ResponderExcluir
  4. * Foxx, eu escrevi pensando em vc mesmo... Eu até queria falar da minha visão de mundo sobre isso, levando pra minha área profissional, mas como iria ficar longo demais e talvez até chato eu preferi apenas deixar uma das abordagens posíveis... Abraços!!

    * Gato Van de Kamp, eu concordo com vc. A gente se liberta muito quando questiona as coisas e suas razões de ser. mas fica meio pirado também. Eu tenho mania de olhar tudo com desconfiança, nada patológico. Enfim, coloquei aqui como sugestão pra reflexão, pra quem quiser fazer um pouco de exercício. Abraços!!

    ResponderExcluir
  5. Olá meninos! Cara Comum acho que a cultura influencia muito especialmente em momentos de fragilidade emocional. Na verdade somos mais sugestionaveis nesse momento. Não é a toa que a Igreja Universal tem como público-alvo pessoas em sofrimento... fica bem mais fácil a lavagem.
    No meu caso tenho me desconstruido e revisitado meus valores constantemente. Acho que o que sentimos não é definido por algo ou alguém... mas eternas construções e desconstruções que são influencias não só pela cultura mas por diversos fatores. E nem sempre a racionalidade fala mais alto nesse campo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. * Alguém por aí, concordo com vc. Eu poderia fazer um post bem mais logo falando mais sobre o que penso do assunto, mas preferi só jogar a semente da discussão...

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  7. Ser influenciado sucks.
    Influenciar já é mais agradável.
    Basta escolher em time vc vai estar, né?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. * Ah, Fred, se fosse só uma questão de escolher... Abraços!!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails