terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Há motivos pra um gay pensar no futuro do planeta?


Hoje fui ao supermercado e comprei uma daquelas sacolas retornáveis. Tava afim de comprar uma há um tempão, afinal sinto que consumo muitas sacolas plásticas a cada compra e a gente tem que pensar num mundo melhor no futuro. Eu disse que "a gente TEM"?

Lembrei que eu estava conversando com um colega meu há alguns dias, daí ele me fala:

- Pára com essa mania! Pra que pensar no futuro do planeta, nas próximas gerações? Bobagem...

Na hora fiquei sem reação. O que argumentar com ele? Pra mim, há um motivo realmente claro em pensar a longo prazo: eu quero ter filhos! Porém, esse não é o caso dele. Aliás, ele detesta crianças. Ele costuma a dizer que mesmo as crianças de hoje que serão os gays do futuro não lhe interessam. Segundo ele, até elas crescerem ele já será velho demais e nem ele nem elas terão interesse recíprocos...

Então como argumentar com aqueles gays (muitos, aliás) ou mesmo heteros que não sonham em ter filhos? Que não planejam adotar ou ter crianças em sua família? Que motivos teriam pra pensar no futuro?

No blog Sexo (gay) e a cidade (pequena), um post me fez pensar na questão do futuro pra quem não tem mais planos do que simplesmente viver(Aliás, por que esse blog está parado??). Existem motivos para pensar diferente?

Ok. Não pensar no futuro da humanidade seria uma visão egoísta e reprovável perante os olhos das outras pessoas. Mas é só por isso que devemos pensar nos outros?

Eu respondo: só isso? Isso já é demais! Estamos falando de ética. Agir, não por um interesse, mas por um ideal. O quanto de ética existe na atitude diária de cada um? Ideais existem no mundo de hoje?

As vezes, sinto que as pessoas de hoje não se movem por um ideal ou pela ética. É difícil falar a mesma língua porque os valores não são os mesmos. Vejo muitos gays que se contentam com um mundinho de balada, pegação, drogas e não muito mais que isso. E aí me sinto mais fora desse mundo. Não quero pão e circo, eu quero muito mais! E não só pra mim, mas para os outros também! Afinal, sou um idealista nato!

Resta a esperança dos versos da canção "Travessuras" do Oswaldo Montenegro: "Nossa geração não quer sonhar / Pois que sonhe a que há de vir".

6 comentários:

  1. ah, mas ai tb é egoísmo, vc não pode pensar no futuro do planeta pq VC quer ter filhos, não pode ser um pensamento para os SEUS filhos

    ResponderExcluir
  2. Opa, Foxx, acho que vc entendeu errado. Eu não penso no futuro porque eu quero ter filhos. Eu disse que eu tenho um motivo mais concreto e não apenas filosófico. Mas, antes desse motivo, existe um ideal de respeito à vida, à natureza, ao planeta como um todo. Quero um mundo melhor pra todo mundo e não só para os meus filhos... Desculpe se te fiz entender outra coisa! Abração!

    ResponderExcluir
  3. Tu está certíssimo em se preocupar com o futuro do planeta, se cada um fizesse a sua parte no passado, concerteza estaríamos vivendo num mundo sem tantos fenomenos inexplicáveis da natureza.
    A mídia vive questionando a questão ambiental e não se preocupar com isso, é prova de tolice, ignorancia, egoísmo, negligência...
    São tantas atitudes simples que podemos fazer que pode sim mudar o futuro...
    Parabéns pela sua atitude de comprar a sacola, e parabéns pelo post, quem sabe muitos começam e se preocupar um pouquinho com a questão ambiental...
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  4. Ola amigo!

    Apoio e sigo esse pensamento, me preocupo com o futuro do nosso plante,, e olhe que eu sou um desses que não quer ter filho hehe! Mas vou ter sobrinhos e meus amigos terão filhos. Eu não queria que futuramente essas crianças vivessem em excassez de recurso. Passando fome e sede e sobre guerras territoriais que é isso que pode acontecer tambem. Os povo brigam por petroleo hoje, mas amanha vai ser por um pé de tomate, uma fonte de agua etc... Parabens pela visão!

    Abraços@ e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  5. Aê! Valeu, Cocada.g, por aumentar um pouco a minha esperança de que há salvação pra esse mundo!!! Abração!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails