quinta-feira, 15 de março de 2012

Dos benefícios do muro

A vida me ensinou que, não importa o quão bem intencionado alguém esteja, é preciso aprender a se proteger. Você pode se cercar somente de pessoas boas, você pode confiar plenamente em todos ao seu redor, mas a única pessoa que te permite saber o que se encontra dentro do coração é você mesmo. Mesmo as boas pessoas podem fazer coisas más.

É preciso ter escudo para a maldade. O mundo não é belo, nem bom. Pessoas vão te fazer sofrer. Às vezes, sem motivo algum para fazê-lo. Talvez seja por ignorância, talvez seja pensando em te fazer um bem, talvez seja só o que elas saibam fazer aos outros.

É preciso ter um cadeado que te dê uma fronteira. Se todo mundo tiver acesso ilimitado a todos os seus terrenos não haverá limite. E, se não houver limite, a aproximação se confunde com a invasão. Dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço. É preciso ter um espaço só seu. Chame de privacidade, de individualidade. Ambas são importantes! Aquilo que é só seu funciona como uma prova de amor a si mesmo. Este amor que devemos cultivar sem exageros, mas também sem mesquinhez.

É preciso estar preparado para a luta. Só o homem que empunha a espada entende o quanto se pode desejar a paz. E não falo daquele homem que, ao menor sinal de um gesto alheio, atira em todas as direções toda a sua munição. Este é o tolo que não sabe concentrar suas forças no verdadeiro inimigo. Falo daquele que está sempre preparado para se defender, pois se defender também é cuidar dos que se ama. E, para se defender, às vezes é preciso usar da raiva, da agressividade. Elas são fruto do instinto de sobrevivência que grita pela emergência de manter-se inteiro para ver o sol nascer de novo amanhã.

É preciso estar atento. Na distração, nasce o tropeço. E talvez seja duro descobrir que, às vezes, somos nós mesmos que nos damos uma rasteira. E estar distraído é não poder antecipar a chuva que virá e perder a hora de semear. Dormindo, não vemos quem chega e nos leva os pertences e aquilo que amamos.

É preciso aceitar que, acima de tudo, toda a proteção que se tem pode ser ineficaz. A surpresa, por mais desagradável, nos lembra que somos humanos e que nós iremos falhar. E toda queda é recomeço. E começar de novo pode trazer execuções mais fecundas, mais felizes.

A vida me ensinou muitas coisas ultimamente. Mas a que mais se destaca, sem dúvida, é que no embrião do auto-amor está a auto-proteção. Quem ama, cuida. E como dizia a Oi naquele comercial: quem ama bloqueia!



EDIT: Não queria dizer que haveria um segundo texto relacionado a este antes que fosse o momento dele ir ao ar mas, se você ainda não o leu, ele está disponível aqui.

22 comentários:

  1. e quem ama dá voadora em quem se mete no nosso caminho
    mwah!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Não, Bratz! Tô tranquilo! Desculpe se te deixei preocupado, mas é que eu queria que vcs acompanhassem meu processo de aprendizagem como ele foi. E, por isso, não podia anunciar que haveria um texto complementar na sequência...

      Mas obrigado pelo carinho!!

      Beijos!!

      Excluir
  3. Olha, sem barreiras seletivas o sistema não sobrevive. Mas, sabe como é, com barreiras demais ele tende a se isolar tanto que a vida passa a não ter sentido. E por isso elas são seletivas antes de serem excludentes... pra isso o sistema tem as suas formas de dissipação.

    A maior parte do que você falou está muito bem dita, eu talvez apenas discorde de tantos cadeados, tanta necessidade de um espaço muito próprio. E, sinceramente, não acredito que o mundo não seja belo nem bom. Pode até parecer, de vez em quando, mas na luz do sol...

    Um abraço bem forte ajuda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cesinha, meu caro! Vou te dar a mesma resposta que dei para o Bratz: Tô tranquilo! Desculpe se te deixei preocupado, mas é que eu queria que vcs acompanhassem meu processo de aprendizagem como ele foi. E, por isso, não podia anunciar que haveria um texto complementar na sequência...

      Mas obrigado pelo carinho!!

      Beijos!!

      Excluir
  4. amigo
    vc só não precisa achar q todo mundo vai te fazer mal né?
    nada de se isolar de novo pra se proteger.

    ResponderExcluir
  5. Boa parte da minha vida escutei: José, José.....vc tem a pele muito fina!! Se machuca fácil....e quer saber de uma coisa? É a mais pura verdade!
    Aprender a se defender sem se isolar é uma tarefa FDP......
    Achar o meio termo entre se isolar e deixar a cara a tapa é uma tarefa difícil.Já transitei nos dois polos e doeu pra C.....
    Tenha paciência com vc mesmo e vai testanto opções pelo caminho!
    Eu tenho a maior fé no Leão!
    bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Cores! Eu tô tendando atingir esse equilíbrio...

      Bjos!

      Excluir
  6. Acho que esse texto mostra que você está muito bem preparado. Claro que pancadas doem, mas você tem todas as condições, parece, pra se reerguer rapidinho! Ninguém é o rei da selva à toa, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edu, meu caro! que bonito isso que vc me escreveu. Vou lembrar disso sempre!! ^^

      Muito obrigado!

      Abraços!!

      Excluir
  7. Eu precisava muito ouvir isso: ..."Só o homem que empunha a espada entende o quanto se pode desejar a paz"
    Que bom que vim aqui hoje valeu! Vc nem imagina como mexeu comigo seu texto ... obrigado... beijs do FER

    ResponderExcluir
  8. Vamos devagar nessa neurose, minha gente....

    A gente sabe que a vida n é a disneylandia, mas tb n precisa ser o Linha direta... Acalmai-vos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Gato, não se apavore não, vá! Vou te dar a mesma resposta que dei pro Bratz e pro Cesinha: Tô tranquilo! Desculpe se te deixei preocupado, mas é que eu queria que vcs acompanhassem meu processo de aprendizagem como ele foi. E, por isso, não podia anunciar que haveria um texto complementar na sequência...

      Mas obrigado pelo carinho!!

      Beijos!!

      Excluir
  9. Respostas
    1. hahahahaah... Sempre bom! Mas tem que ser FPS 50 pq eu sou o negro mais branco que conheço (sério isso!).

      Não sei pq com esse seu comentário eu só consegui lembrar desse vídeo horrível aqui:

      http://www.youtube.com/watch?v=SQhFw5Me-8I

      Excluir

Related Posts with Thumbnails