segunda-feira, 25 de abril de 2011

Do cinema à reflexão

Estava vendo o filme Amor? ontem e saí sem saber se gostei ou não. O fato é que ele mexeu comigo.

"Amor?" fala desse lance de violência nos relacionamentos e dá a versão das vítimas e dos agressores... Esse limite, que nem todo mundo tem muito claro, entre o amor e o autoritarismo, entre o egoismo e o bem querer, entre o nobre sentimento e a doença...

O filme é envolvente e, quando eu estava prestando atenção num dos depoimentos, caiu a ficha: muitas das coisas que eu vivi e que vivo acontecem por pura falta de auto-estima. É sério! Quantas situações eu já me submeti simplesmente porque eu não sei gostar de mim e não sei me dar o devido valor?? Não estou falando só de agressividade nos relacionamentos não. Estou falando de como eu me coloco perante as situações da vida.

Sai do cinema pensando nisso. Mas não é a primeira vez em que chego a essa conclusão, de ser eu mesmo meu maior algoz. O problema é que ter uma resposta da causa de alguns problemas (é tudo culpa da minha baixa auto-estima) não me faz enxergar a solução.

Como aprender a gostar mais de mim mesmo? Como aprender a me valorizar? Como aprender a ter auto-confiança? Se fosse fácil resolver essas coisas...

Enfim, fica a dica pra quem quer reflexão. Se alguém gostar de um filme que faz a gente pensar na natureza humana, dê uma olhada no trailer e, se gostar, não deixe de conferir nas telonas...

16 comentários:

  1. acredito que vc realmente tem q se dar o valor, o problema, acho, nesse papo de auto-estima é que se dar o devido valor também é saber até onde vc pode ir, o que é demais pra vc, qndo é areia demais pra seu caminhãozinho, achar q pode tudo e que consegue tudo não é auto-estima, é deslumbramento.

    ResponderExcluir
  2. Eu já tava com vontade de ver o filme desde que, tempos atrás, vi o trailer numa sessão qualquer de cinema.
    Agora vou mesmo ver.
    Quanto à estima, diagnosticar é o primeiro passo. Já lutar contra o problema deve ser um objetivo.
    Achei hj o blog e já curti.
    Abração

    ResponderExcluir
  3. Foxx, também tenho medo desse deslumbramento, que é um perigo!! Mas nem sei como colab0orar pra que a auto-estima aumente... rs Abraços!!


    Autor, veja mesmo o filme, acho que vale a pena. Não é do tipo "blockbuster", mas agrada a quem gosta de documentários com doses ficcionais... Ou seria ficção com doses documentais?? enfim.. Sobre o problema com auto-estima fica como objetivo, mesmo sem eu saber como traçar uma boa estratégia para agir... Seja bem-vindo ao blog e desfrute a vontade!! Abraços!!

    ResponderExcluir
  4. Amor próprio!! Por deficiencia de aprendizagem, desde pequenos, aprendemos o valor do amar ao outro. Pouca ou nenhuma noção tempos do amor próprio. Não há práticas neste sentido. Crescemos destituídos desse conceito básico. Aí danou-se. Para reverter, acho que temos que ter a visão além do alcance. Temos que ter a noção clara de nossos limites. Respeito ao nosso sentir e coragem para dizer não, sempre que necessário, ainda que cortando da própria carne. Não há fórmula, há início. Abraço grande viu!!

    ResponderExcluir
  5. Ah!! tem um poema, que atribuido ao Mário Quintana, que diz mais o menos assim (veio em boa hora sobre esse tema):

    "Com o tempo, você vai percebendo que para ser feliz com uma outra pessoa, você precisa, em primeiro lugar, não precisar dela. Percebe também que aquele alguém que você ama (ou acha que ama) e que não quer nada com você, definitivamente não é o "alguém" da sua vida.
    Você aprende a gostar de você, a cuidar de você e, principalmente, a gostar de quem também gosta de você. O segredo é não correr atrás das borboletas... é cuidar do jardim para que elas venham até você. No final das contas, você vai achar não quem você estava procurando, mas quem estava procurando por você!".

    É isso. Abraços

    ResponderExcluir
  6. Olá, Anônimo (que deve ser uma grande amiga, né??). Eu sei que não há receita, nem queria uma. Queria apenas direções gerais... Enfim, é só um desabafo de quem chega a conclusão que o processo não é fácil, meu bem. E Mário Quintana, nosso mestre, tem muita razão: o segredo é que a gente aprende com o tempo, com as porradas que a gente leva, com as coisas boas que a gente vive... Grande abraço pra vc tb!!!

    ResponderExcluir
  7. Ei Cara comum (que também deve ser um grande amigo, né?!!), nunca há receitas, infelizmente. Só há mesmo constatação que, na maioria das vezes, não ajuda. Alivia, mas não resolve. Mas quando a gente percebe que o problema é nosso (igual você bem colocou), acho que a coisa já não passa tão despercebida. Trabalhar a auto-estima é importante, para qualquer escolha na vida. Seja amorosa ou profissional. Aqueles que detém auto-confiança já não querem tão pouco. Querem mais da vida e das pessoas. É isso. Sobre a dica do filme, já estou aqui agendando para ver nas telonas mesmo. Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Ah, anônimo... Nem sei o que te dizer... Abraços!!

    ResponderExcluir
  9. Hey, moramos na mesma cidade, a poucos minutos de distância, porém temos uma rotina muito apertada, então e difícil poder tirar uns dias para nós.. coisa que gosto tanto de fazer, viajar então.. no máximo duas vezes ao ano e por pouco tempo.

    Me encontrei um pouco nas suas palavras, nunca parei para pensar nisso tão a fundo, mas ja havia chegado a conclusão de que muitas vezes ja me submeti por sinônimos de baixo-estima..

    ResponderExcluir
  10. Eu penso assim: encostou a mão em mim pra me agredir, não tem nem conversa: it's over.

    O mundo tá cheio de gente por ai que não precisa bater nos outros ou se mostrar superior pra ser feliz. As pessoas só precisam se tocar um pouco disso.

    Abraços doido!

    ResponderExcluir
  11. Hey, Man-Discreto! Olha só; bacana que vc e seu namorado não estão separados pela distância... Ao menos é mais tranquilo pra se ver, né? Auto-estima baixa é mesmo uma merda, né?? Abraços!!

    Lobo, quanta honra!! Seja bem-vindo!! Pois é, meu caro comigo também não tem tolerancia pra agressão física. Mas confesso que já me submeti a muita agressão psicológica e nem me dei conta do que estava fazendo... Enfim, um dia eu aprendo...
    Abraços doido!!! rs

    ResponderExcluir
  12. Oi Cara, tudo bem?
    Menino, imagino como dever ser difícil, mas como vc mesmo disse, o principal é vc se valorizar, amar-se mais se assim vc deseja um reciprocidade. E o filme parece ser bem interessante mesmo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Iniciativa + amor próprio talvez seja a chave pra conseguir tudo isso que vc descreve no fim do post. Acho que um pouco de estímulo externo por outras pessoas te ajudaria também. Alguém pra falar: "porra, se enxerga direito, você não é feio!" (por exemplo).

    Acho que esse meu momento de iniciativa chegou agora a pouco, vamos ver no que dá, heh.

    Bjo e abraço, o/

    ResponderExcluir
  14. Fala, Dil Santos!!! Seja bem-vindo a este espaço... Vou tentar seguir a receita. Abraços!

    Jovem Urso, eu tô fazendo muita força pra conseguir isso, eu juro! Iniciativa na maioria das vezes não falta, mas sei lá exatamente o que falta... Abraços!!

    ResponderExcluir
  15. Q coisa eu não ter visto e não ter comentado este post ... não vi o filme mas vou ver ... Este lance da alto estima é algo q tem tudo a ver mesmo ... uma cicatriz q, de alguma forma, todos nós carregamos, seja ela maior ou menor. As agressões e violências nas relações passam muito por isto sim ... e a falta de auto-estima no caso, ela é maior no agressor q no q agredido ... já refletiu sobre isto?

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails